Pulo do Lobo

quinta-feira, novembro 17, 2005

Primeiros-Ministros

«Goste-se ou não de Cavaco Silva, o antigo primeiro-ministro mudou Portugal. Embalado pela entrada na União Europeia, legou um país bem diferente na mentalidade, na riqueza, na organização do Estado e da economia, daquele que encontrou. O mesmo não pode, por enquanto, ser dito de Guterres. Cavaco Silva normalizou e infra-estruturou um país atrasado, meio salazarista, meio revolucionário, e recolocou-o na senda da Europa. O desafio de Guterres é colocá-lo ao nível da Europa. Isso exige mudar práticas e mudar mentalidades, muito mais do que continuar a regar abundantemente este pequeno quintal com uma chuva de euros.»

José Manuel Fernandes, Editorial do Público, 12 de Dezembro de 1999

3 Comments:

  • At 3:55 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Ouve man! É o José Manuel Fernandes,pá! Tavas à espera de quê, pá?!
    Estava-se mesmo a ver o homem a dizer:

    "Goste-se ou não, o professor Cavaco Silva foi um péssimo primeiro-ministro. Gastou os fundos estruturais em betão armado, não investiu na qualificação e formação técnica da mão de obra, não apostou no desenvolvimento e competitividade das pequenas e médias empresas, cortou os direitos sociais que podia e que não podia, abdicou de praticamente todas as fontes de rendimento do Estado, com excepção dos impostos, é um indivíduo inculto e boçal, não sabe falar sem empurrar o queixo para a frente, não sabe responder a perguntas que não estejam directamente relacionadas com economia... AH! E o Engenheiro Guterres foi um excelente 1º ministro!"


    Não, a sério! Quando o José Manuel Fernandes ou o António Saraivadas disser isto, eu juro que voto no Cavaco.

     
  • At 4:31 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    André, porque é que o José manuel Fernandes não havia de dizer a verdade?

     
  • At 4:31 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Para que não haja mal entendidos gostaria de afirmar que a minha intenção de voto neste momento tende para Mario Soares. No entanto gostaria de deixar aqui um desafio: gostava que me explicassem (visto ter neste momento 26 anos, pelo que em grande parte do tempo que Cavaco Silva era Primeiro Ministro eu era uma criança e que a recordação que eu tenho dele é de um primeiro ministro com laivos de autoritarismo) que opiniões ele defende (e por favor apontem me onde expressou tais opiniões) e como é que será de facto o mandato do Dr. Cavaco Silva caso seja eleito (sem demagogias). Outro ponto essencial que eu gostava de ver esclarecido é qual a opinião do Dr. Cavaco Silva relativamente ao futuro do Modelo Social Europeu e às diferentes soluções que ele defende. Este ultimo ponto é, na minha modesta opinião essencial que um candidato esclareça pois parte do nosso futuro passa por este tema.
    Obrigado pela atenção prestada

    Paulo

     

Enviar um comentário

<< Home