Pulo do Lobo

segunda-feira, janeiro 02, 2006

Soares e os Jornalistas

Mário Soares queixa-se de má imprensa.
Talvez saudades dos anos de Belém, em que usava os jornalistas para fazer oposição ao Governo.
Recordo as declarações de Estrela Serrano, publicadas na GR (Abril de 2002).
"As presidências abertas foram construídas para dar visibilidade ao dr. Soares e para desgastar Cavaco Silva. (…)
À hora dos principais telejornais a caravana parava, mas quando isso não acontecia a equipa do chefe de Estado gravava-os em vídeo para serem vistos à noite de modo a avaliar o impacto dos acontecimentos e se fosse caso disso introduzir correcções de estratégia.
A leitura dos jornais e o facto dos autores das notícias se encontrarem quase permanentemente junto do Presidente e dos assessores facilitava o controle de desvios ao discurso oficial.
Esta lógica alcançou o auge na peregrinação à volta da AML, entre 30 de Janeiro e 15 de Fevereiro de 1993, um ano e três meses após a segunda maioria absoluta do PSD e num ambiente em que a guerra entre Belém e S. Bento atingia proporções de comédia com a hipótese de dissolução da AR.
Ao longo de duas semanas agricultores, estudantes, moradores, sindicalistas, desempregados, ambientalistas esperavam Soares e este era informado com antecedência da sua presença.

Os assessores alertavam os jornalistas para não perderem esses momentos, a segurança encarregava-se de lhes abrir passagem até junto do primeiro magistrado da nação e este não iniciava os seus discursos sem estar rodeado dos repórteres.(…)”
Estrela Serrano foi Assessora do Presidente Mário Soares, e é directora do Departamento de jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

6 Comments:

  • At 6:42 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Nada disso tem importância,pelo contrário Cavaco não lê jornais, Não tem dúvidas, nem se engana.Não vê TV e
    para ele blog é marca de bolo-rei.
    Será deste século?
    Será Pré-histórico?

     
  • At 8:35 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    'politique d'abord' ou o ocaso do maquiavelismo
    não são os fins que justificam os meios, mas os meios que justificam os fins - a. camus
    para o bem e para o mal, MS tem a 'escola' do PC
    não por acaso, foram os comunistas, por esse mundo fora, que levaram o maquiavelismo ao máximo
    a esse máximo, segue-se o nada
    como se está vendo

    Vitor Correia

     
  • At 11:37 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    A propósito do comentário do Sr. Henrique Trindade, alguns apontamentos:
    1. A generalidade dos blogs de apoio a candidaturas não permitem comentários. Sobressaem os exemplos do Pulo do Lobo e Mandatário Digital.
    2. Perante esta falta de coragem e "umbiguismo" fechado às opiniões externas, é rídiculo e despropositado comentar nos termos em que o faz o Sr. HT.
    3. A questão do registo do site de Cavaco Silva foi já esclarecida no Mandatário Digital.
    4. Começa a ser fastidiosa e infantil a forma como se recorre a qualquer assunto para tentar diminuir o candidato Cavaco Silva, especialmente questões de pormenor elevadas a dramas nacionais.
    5. Ainda uma referência ao tom de "gritaria", que é comum às queixinhas de quem supostamente vai atrás nas sondagens, e a facilidade e leviandade com que se acusa sem fundamento. Revela pouco carácter.

    Espero sinceramente que esta tendência negativista não convença a generalidade dos eleitores e chegue a Belém. Seria mau para o país ter um PR com mais tendência para destruir do que construir.

    Bom trabalho com o blog e não esmoreçam com a proliferação de ataques.

    http://mandatariodigital.blogspot.com/2005/12/bastava-ir-net.html

    http://online.dns.pt/dns/start_dns

     
  • At 2:49 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Caro Henrique Trindade, olhe que anda a ser enganado...
    Senão, repare nisto:
    ..." Mas o que é curioso é que até o site da candidatura está registado em nome do PSD."

    E a seguir tem um link para um ficheiro PDF com o registo do domínio do site de Cavaco Silva (não sei se é assim que se diz, mas percebem a ideia).

    Acontece que nesse ficheiro consta o seguinte :

    Entidade requerente / Domain Holder
    Prof. Dr. Aníbal António Cavaco Silva
    Travessa do Possolo, nrº13 – 1
    Lisboa
    1350-252 Lisboa
    Email : psd@psd.pt

    A verdade é que candidatura partidária era o que Manuel Alegre queria ser. Como não conseguiu vem agora hipocritamente acusar os outros de o serem.

    Hollywood ? Mentiras, falsidades, despeitos e fingir o que não se é aos olhos do público. Isso é Hollywood. Isso é Manuel Alegre.

     
  • At 3:47 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Terá sido por causa da campanha tenebrosa dos jornalistas que ontem pela SIC se percebeu - indiciariamente, pois apenas se extraiem indícios directamente da própria reportagem e das afirmações do próprio:

    1. Existe uma casa alugada - e pela idade do inquilino adivinha-se que é dos arrendamentos antigos (mais um senhorio sujeito as direitos adquiridos dos inquilinos).

    2. pelas imagens do lava louças e armários da cozinha deu para perceber que o inquilino nem sequer tem ali residencia efectiva.

    2. O Inquilino tem várias casas próprias (desconhece-se se na própria comarca ou limitrofe) - mas o Senhorio continua impedido de arrendar aquela a um casal jovem que viesse para o centro de Lisboa criar os seus filhos.

    3. Em todas as suas casas - segundo o próprio declarou - existem jardins, projectados por arquitecto e não propriamente um lisboeta canteiro para uma fresca alface ou para um raminho, sempre oportuno, de salsa.

    4. A terra, o esterco e o humus de pelo menos um dos jardins foi importado da alemanha - quando se é verdadeiramente cosmopolita e se é uma autoridade científica em cidadania globalizada, obviamente que nem o esterco português serve para tão sofisticado requinte.

    Não me interessa que este candidato seja de esquerda ou de direita. Mas no exacto registo de Mira Amaral, a situação é obscena. Este senhor não só não tem vergonha na prostituta da facies (penso que dito assim não serei censurado), como ainda o vem afirmar para a SIC com o desplante só possível a quem despreza em absoluto as carências deste povo desgraçado.

    Se ele tinha falta de estrume para o seu jardim suspenso bem poderia ter avisado que aqueles reformados com 300 € - e menos - de pensão mensal teriam feito questão de o ir largar directamente nos canteiros - aliás, em bambú - de Sua Excelencia.

     
  • At 3:30 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Os números da cobertura televisiva da pré-campanha, de Agosto a Dezembro (17 semanas), são os seguintes:

    NÚMERO DE NOTÍCIAS
    1.º Mário Soares 448
    2.º Jerónimo de Sousa 446
    3.º Francisco Louçã 407
    4.º Manuel Alegre 295
    5.º Cavaco Silva 282

    NÚMERO DE HORAS
    1.º Mário Soares 19h16m
    2.º Jerónimo de Sousa 15h51m
    3.º Francisco Louçã 15h10m
    4.º Cavaco Silva 12h39m
    5.º Manuel Alegra 11h44m

    Conclusão: Mário Soares tem sido o mais privilegiado pelas televisões.

    (in "Visão", 5/1/2006)

     

Enviar um comentário

<< Home