Humanistas
Quando me perguntam em quem votaria nas próximas eleições se não votasse em Cavaco Silva, respondo sempre: em Manuel Alegre. Porque é o mais humanista de todos os candidatos. Louçã é economista. Jerónimo é comunista. Sobram Alegre e Soares.
Alegre escreve livros. Soares escreve livros sobre os livros dos outros.
Alegre faz poemas. Soares faz antologias com os poemas dos outros.
Alegre publica romances. Soares publica críticas de romances, o que no mundo das letras, lá diz o Steiner, equivale ao honroso ofício de carteiro.
Além disso, Alegre conhece todos os terrenos onde pulsa a vida dos homens e não apenas os salões dourados da política, da filosofia e da arte. Ele vai ao futebol, e chora e ri com o verdadeiro povo. Ele vai para o campo, de manhãzinha, ou para o mar, ao fim da tarde, e caça animais ferozes.
Ora, tirando o Eng. Sócrates (que assim se autodefiniu numa entrevista, antes de citar Voltaire), qual foi o último animal feroz que Soares viu de perto? A tartaruga das Seychelles...
E qual foi o último jogo de futebol a que Soares assistiu? A campanha do filho contra o Seara em Sintra.
Não chega, é curto para humanista.
Alegre escreve livros. Soares escreve livros sobre os livros dos outros.
Alegre faz poemas. Soares faz antologias com os poemas dos outros.
Alegre publica romances. Soares publica críticas de romances, o que no mundo das letras, lá diz o Steiner, equivale ao honroso ofício de carteiro.
Além disso, Alegre conhece todos os terrenos onde pulsa a vida dos homens e não apenas os salões dourados da política, da filosofia e da arte. Ele vai ao futebol, e chora e ri com o verdadeiro povo. Ele vai para o campo, de manhãzinha, ou para o mar, ao fim da tarde, e caça animais ferozes.
Ora, tirando o Eng. Sócrates (que assim se autodefiniu numa entrevista, antes de citar Voltaire), qual foi o último animal feroz que Soares viu de perto? A tartaruga das Seychelles...
E qual foi o último jogo de futebol a que Soares assistiu? A campanha do filho contra o Seara em Sintra.
Não chega, é curto para humanista.

7 Comments:
At 1:53 da tarde,
Anónimo said…
São realmente boas razões para votar em Manuel Alegre.
At 1:55 da tarde,
Anónimo said…
quem caça animais ferozes nao é humanista
At 1:56 da tarde,
Anónimo said…
Será que é altura para comentários sobre as condições objectivas dos demais candidatos? Não me parece.
A eleição de um candidato tipo Alegre, ou seja, poeta teria interesse se o nosso país tivessemos niveis comparáveis com, por exemplo, os dos países escndinávos. infelizmente não!
At 2:18 da tarde,
César Valentim said…
Considerando a relevância que este blog tem na actualidade política nacional, certamente será alvo de visita diária. Como tal, foi adicionado um link para consulta diária deste espaço no blog O Severo http://osevero.blogspot.com/
At 9:14 da manhã,
Renato Carmo said…
Olá Pedro! Li o teu comentário na "Fuga para a Vitória". A blogosfera tem destas coisas, através dos links de uns e de outros, vamos sabendo do rasto de pessoas que já não vemos a algum tempo.
Já não estou em Beja, agora sou bolseiro a tempo inteiro. Parece ser o estatuto inevitável de quem quer fazer alguma investigação neste país.
O meu artigo só sai no 2º volume das actas. Dei uma vista de olhos no teu parece-me interessante. Aliás, quando tivermos oportunidade gostava de falar contigo sobre algumas das questões científicas que abordas, nomeadamente, as dedicadas à organização territorial.
Já terminaste o doutoramento?
Um abraço, Renato.
At 11:09 da manhã,
randomblog said…
Rótulo por rótulo então porque não votar no candidato do Partido Humanista?
At 12:15 da tarde,
pedro picoito said…
Não, ainda não, infelizmente. Mas estou quase. Entretanto, tive quatro miúdos que usam aquilo que em tempos foi a minha casa como campo de treino de guerrilha urbana. Não me sobra muito tempo para investigar no meio de uma batalha de âlmôndegas, por exemplo.
Terei todo o gosto em falar contigo do artigo, embora aquilo tenha sido escrito há tanto tempo que já nem estou muito à vontade na matéria. Pede o meu número de telefone ao Pedro Oliveira, esse perigoso soarista, ou então vê o meu email aqui no comentário. Volta sempre.
Enviar um comentário
<< Home