Pulo do Lobo

segunda-feira, novembro 14, 2005

Humanistas

Quando me perguntam em quem votaria nas próximas eleições se não votasse em Cavaco Silva, respondo sempre: em Manuel Alegre. Porque é o mais humanista de todos os candidatos. Louçã é economista. Jerónimo é comunista. Sobram Alegre e Soares.
Alegre escreve livros. Soares escreve livros sobre os livros dos outros.
Alegre faz poemas. Soares faz antologias com os poemas dos outros.
Alegre publica romances. Soares publica críticas de romances, o que no mundo das letras, lá diz o Steiner, equivale ao honroso ofício de carteiro.
Além disso, Alegre conhece todos os terrenos onde pulsa a vida dos homens e não apenas os salões dourados da política, da filosofia e da arte. Ele vai ao futebol, e chora e ri com o verdadeiro povo. Ele vai para o campo, de manhãzinha, ou para o mar, ao fim da tarde, e caça animais ferozes.
Ora, tirando o Eng. Sócrates (que assim se autodefiniu numa entrevista, antes de citar Voltaire), qual foi o último animal feroz que Soares viu de perto? A tartaruga das Seychelles...
E qual foi o último jogo de futebol a que Soares assistiu? A campanha do filho contra o Seara em Sintra.
Não chega, é curto para humanista.

6 Comments:

  • At 1:53 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    São realmente boas razões para votar em Manuel Alegre.

     
  • At 1:55 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    quem caça animais ferozes nao é humanista

     
  • At 1:56 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Será que é altura para comentários sobre as condições objectivas dos demais candidatos? Não me parece.
    A eleição de um candidato tipo Alegre, ou seja, poeta teria interesse se o nosso país tivessemos niveis comparáveis com, por exemplo, os dos países escndinávos. infelizmente não!

     
  • At 2:18 da tarde, Blogger Cesar Valentim said…

    Considerando a relevância que este blog tem na actualidade política nacional, certamente será alvo de visita diária. Como tal, foi adicionado um link para consulta diária deste espaço no blog O Severo http://osevero.blogspot.com/

     
  • At 11:09 da manhã, Blogger tms said…

    Rótulo por rótulo então porque não votar no candidato do Partido Humanista?

     
  • At 12:15 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Não, ainda não, infelizmente. Mas estou quase. Entretanto, tive quatro miúdos que usam aquilo que em tempos foi a minha casa como campo de treino de guerrilha urbana. Não me sobra muito tempo para investigar no meio de uma batalha de âlmôndegas, por exemplo.
    Terei todo o gosto em falar contigo do artigo, embora aquilo tenha sido escrito há tanto tempo que já nem estou muito à vontade na matéria. Pede o meu número de telefone ao Pedro Oliveira, esse perigoso soarista, ou então vê o meu email aqui no comentário. Volta sempre.

     

Enviar um comentário

<< Home