Pulo do Lobo

segunda-feira, novembro 14, 2005

Declarações de Voto (I)

A minha declaração de voto, por Miguel Noronha

«Porque pode um liberal votar em Cavaco Silva? Porque foi com os seus governos que deixamos de ser um Estado falhado. Porque graças às suas maiorias foi possível expurgar da Constituição grande parte do programa socialista, imposto no PREC, que pretendia fazer de Portugal o que Chavez está a fazer da Venezuela. Porque os outros candidatos ainda não se libertaram (e inclusivamente orgulham-se) das perigosas utopias socialistas que são a causa do nosso atraso. Porque é o único candidato que não pensa que a globalização deve ser controlada ou revertida. Porque Saramago, o amigo do ditador cubano, já anunciou que, se ele for eleito, deixará de comparecer em eventos oficiais. Porque é o único candidato que não corteja a extrema-esquerda. Porque prefere os empresários aos “resistentes anti-fascistas”. Porque não é nem nunca foi comunista. Porque prefere a Revolução Americana à Revolução Francesa. Porque é anglofilo e não francófilo. Porque não pretende “dialogar” com os islamo-fascistas. Porque não se envergonha da Civilização Ocidental. Porque não dirá inanidades como “há mais vida para além do défice” nem inventará prioridades nacionais diariamente. Porque com a sua derrota, há dez anos, foi eleito o pior PR desde Costa Gomes – é um erro que não devemos repetir.

Sim. Bem sei que Cavaco não é um liberal. Podia e devia ter feito mais e melhor em dez anos e com duas maiorias absolutas. Não concordo com tudo o que diz e causa-me urticária a presença de determinadas personalidades na sua Comissão de Honra. No entanto, por tudo o que acima referi e perante o retrocesso que poderia significar a eleição de qualquer dos seus oponentes não posso deixar de votar nele.»


Miguel Noronha

17 Comments:

  • At 10:49 da manhã, Anonymous Vidreiro said…

    Concordo com tudo o que escreveu menos com a sua opinião sobre Sampaio que na minha opinião esteve muito bem e muito melhor que Mário Soares. O que é que Sampaio fez mal?

     
  • At 11:09 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Cavaco e Silva fala ingles?

     
  • At 11:17 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Vocês dizem que Cavaco não é liberal mas todos os neoliberais vão votar nele. Porque será?

     
  • At 11:18 da manhã, Blogger SAF said…

    "Era uma vez um país maravilhoso,
    onde 100 famílias se governavam,
    um dia veio um furacão horroroso,
    que levou as 100 famílias pelos ares,
    pelos ares,
    pelos ares,
    a rodopiar,
    até que caíram estilhaçadas no chão,
    e toda a gente,"tadinhos, tadinhos deles, tadinhos...",
    toda a gente se pôs a colar os pedacinhos,
    depois de colados,
    deram 300,em vez das 100 iniciais.

    Então,
    o Homem da Gasolineira
    (de acordo com uma sapiente-burra jornalista,
    da família dos "Silvas", portanto, já de cá, mesmo antes de isto ser "cá")
    foi fazer a rodagem de um carro até à Figueira da Foz, e disse:
    "Vêm aí fundos, vou-me instalar",
    e o dinheiro escorreu,
    escorreu,
    escorreu,
    parecia que havia um enorme ralo
    porque chovia,
    mas eram poucas as poças que ficavam no chão,
    e cada vez mais gente se pendurava no Gasolineiro,
    o chamado Princípio das Rémoras,
    que não se preocupavam com andar a palitar os dentes aos tubarões,
    e era a rémora Dias Loureiro,
    mais a rémora Leonor Beleza,
    mais a rémora do irmão e da irmã e do irmão da irmã dela,
    uma família de rémoras,
    e mais a rémora do Durão Barroso,
    e a rémora do Deus Pinheiro,
    e o Taveira,
    e o Eurico de Melo,
    e o Marques Mendes,
    e um dia essa porcaria acabou toda,
    já nem me lembro como
    (vejam no RTP-Memória),
    e veio o "Picareta",
    tentar distribuir pelos cágados
    aquilo que só os tubarões e as rémoras andavam a papar,
    o problema é que havia cada vez mais cágados, e rémoras e tubarões,
    e o dinheiro escorreu,escorreu,escorreu,
    parecia que havia um ralo,
    penso
    de
    que
    cada vez
    MAIS MAIOR,
    e um dia essa porcaria acabou toda,
    já nem me lembro como
    (vejam no RTP-Memória),
    e ficaram a boiar no lago milhares de rémoras e cágados e restos de fundos e tubarões.
    Portanto,
    isto já não é La Fontaine,
    é o Padre António Vieira,
    mas ao contrário,
    pelo que vou simplificar,
    sendo mais objectivo.

    Na enorme Retrete Nacional,
    presentemente entupida,
    e com um sarro que vinha do tempo das Cruzadas,
    o Professor Gasolineiro deixou,com a maior das canduras
    (cof,cof,cof....)
    instalar-se uma segunda camada de sarro,
    o sarro cavaquista,s
    obre o qual,
    -- espantação geral!... –-
    já uma terceira camada de sarro hoje se entranhou,
    o Sarro do Final dos Tempos,
    ou, como Píndaro diria,
    um sarro de um sarro.
    E todo esse sarro está agora a tentar amarinhar,
    por ali acima,
    com medo de se afogar no sanitário entupido.
    E é assim que eu vejo o Gasolineiro,
    a quem o eclipse,
    e eu,
    não agoiramos nada,
    mas mesmo nada,
    de bom....."
    (a verdade sobre Cavaco)

     
  • At 12:00 da tarde, Blogger Miguel said…

    "O que é que Sampaio fez mal?"

    Praticamente tudo.

     
  • At 12:01 da tarde, Blogger Miguel said…

    "Cavaco e Silva fala ingles? "

    Bem lembrado. Outra vantagem que me esqueci de referir.

     
  • At 12:02 da tarde, Blogger Miguel said…

    "Vocês dizem que Cavaco não é liberal mas todos os neoliberais vão votar nele. Porque será? "

    Porque os outros são incomparavelmente mais iliberais.

     
  • At 12:37 da tarde, Anonymous rui a. said…

    Caro Miguel,

    Está tudo muito certo. Só não tenho por provado que Cavaco prefira «a Revolução Americana à Revolução Francesa» e tenho mesmo dúvidas, ainda que me faltem certezas, de que não seja ao contrário.
    De todo o modo, boa e impulsiva fundamentação.

     
  • At 12:41 da tarde, Anonymous rui a. said…

    Caro Miguel,

    Está tudo muito bem. Só duvido que Cavaco prefira «a Revolução Americana à Revolução Francesa». Tenho sobre isso muitas dúvidas, embora nenhuma certeza, se bem que não me espantaria se fosse ao contrário do que escreve.
    De todo o modo, boa e entusiasmada fundamentação.

     
  • At 1:00 da tarde, Blogger Luis M. Jorge said…

    Eu concordo que um liberal "pode" votar em Cavaco Silva. Mas isso é um pouco como ouvir o doutor Cunhal a defender que os comunistas "podiam" ser católicos. Alguns, afirmava ele, iam à missa de manhã e ao partido à tarde (donde se presume que eram essencialmente reformados).

     
  • At 1:15 da tarde, Blogger jcd said…

    O comentário acima sobre os dois aeroportos contém um boato falso sobre o Dr. Mário Soares.

    O mundo é pequeno, mesmo muito pequeno.
    A explicação sobre a origem do boato está aqui.

     
  • At 1:46 da tarde, Blogger Miguel said…

    "Está tudo muito bem. Só duvido que Cavaco prefira «a Revolução Americana à Revolução Francesa». Tenho sobre isso muitas dúvidas, embora nenhuma certeza, se bem que não me espantaria se fosse ao contrário do que escreve.
    De todo o modo, boa e entusiasmada fundamentação."

    Obrigado Rui.

    Também não possuo nenhuma prova definitiva quanto à "preferência revolucionária" de CS. Podemos contudo afirmar com segurança que estará mais próximo da americana que da francesa. Pelo menos quando comparado com os seus oponentes.

     
  • At 9:28 da tarde, Blogger Boris said…

    Peço-lhe que continue a escrever, de preferência em meios com maior divulgação do que este bloguezeco.
    Assim, sempre se conseguem alguns votos no Dr. Soares.
    Com que então, O PIOR DESDE GOMES DA COSTA?
    Mas quem é este caramelo?

     
  • At 8:46 da manhã, Blogger Miguel said…

    Caro Boris,

    Agradeço a confiança que em mim deposita.

    Miguel Noronha, O Caramelo

     
  • At 4:08 da tarde, Anonymous a kascavel adurmessida said…

    Gostei de saber que o Nobel Saramago,democrata,intelectual de esquerda,só aceita (?!) comparecer
    em eventos oficiais( entendo: na sua qualidade de escritor português se " for com a cara do Presidente da República que o POVO português ESCOLHER ! ")
    Fiquei boquiaberta!
    Suponho que o País que lhe serviu de dossel para apresentar a sua obra literária ao Prémio Nobel, lhe ficou a dever, para todo o sempre e em jeito de gratidão,a obrigação de, sem pestanejar: adivinhar,ouvir e seguir sem questionar ...a sua douta opinião/ preferência clubístico- política
    para , pasme-se(!) não vir a sofrer a inenarrável perda da sua ilustre presença em solenes ocasiões de salgadinhos e fitas cortadas ou penduradas nas lapelas por " bons e leais serviços ao país que o viu nascer e crescer..."
    Agora, que já é crescido e responsável pelo que faz & diz albergou-se noutro sítio, que lhe oferece, certamente, um melhor "salário?!" pelo exercício abnegado da sua profissão. Dir-se-á
    (na gíria ) que o nosso brilhante intelectual descontente com a mesada que o pai biológico lhe oferecia... resolveu "ir chamar pai a outro "
    Quanta presunção!
    Quanta Humildade(!?)
    Quanta Nobreza de Sentimentos !!?
    Que arreigado respeito pela democrática vontade popular tão apregoada !( seja ela qual for )
    Que exemplo de CIDADÃO !
    Acabo de levar com o Machado & Foice na cabeça de português com honra em ser português.
    Nessa qualidade declaro também que não comparecerei em nenhum evento se , EVENTUALMENTE O PROFESSOR CAVACO SILVA NÂO VIER A SER O PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA.
    O mesmo direito me assiste.
    A KascavelAdurmessida

     
  • At 6:26 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Este gajo é parvo

    Este blog é um nojo

    Nunca mais aqui venho

     
  • At 6:28 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Este gajo é parvo, este blog é um nojo

     

Enviar um comentário

<< Home