Liberais e Crucifixos
É sempre assim: fala-se em laicidade e os órfãos da República vêm reclamar a herança. Fazem bem. Qualquer dia os revisionistas ainda se lembram de dizer que o Afonso Costa não foi o maior português desde Robespierre, e lá temos de novo a Inquisição, o Holocausto e o Bagão Félix no governo. Não pode ser. Desta vez, Pedro Adão e Silva acusa Cavaco de "iliberal" por este se mostrar "muito surpreendido" com a polémica dos crucifixos nas escolas e achar "que não é certamente este o problema que preocupa os portugueses".
Confesso que algo me escapa.
Em primeiro lugar, subscrevo as palavras de Cavaco - tal como faria se Soares ou Alegre afirmassem o mesmo. (A propósito, porque será que dois tão notórios republicanos ainda não se pronunciaram sobre a questão? Terão medo de perder votos?) Mais: como pai e professor, lamento profundamente que a educação só apareça na campanha para embrulhar um rebuçado que o PS dá ao povo de esquerda enquanto faz políticas de direita.
Depois, o "liberalismo" invocado é apenas uma das variantes históricas democracia, e nem sequer a de melhor memória - a jacobina. Há mais mundos além da França. Nos EUA e em Inglaterra podem ver-se crucifixos nas salas de aula. Em Cuba e na Coreia do Norte não. Qual dos regimes será mais liberal aos olhos de Pedro Adão e Silva?
Em primeiro lugar, subscrevo as palavras de Cavaco - tal como faria se Soares ou Alegre afirmassem o mesmo. (A propósito, porque será que dois tão notórios republicanos ainda não se pronunciaram sobre a questão? Terão medo de perder votos?) Mais: como pai e professor, lamento profundamente que a educação só apareça na campanha para embrulhar um rebuçado que o PS dá ao povo de esquerda enquanto faz políticas de direita.
Depois, o "liberalismo" invocado é apenas uma das variantes históricas democracia, e nem sequer a de melhor memória - a jacobina. Há mais mundos além da França. Nos EUA e em Inglaterra podem ver-se crucifixos nas salas de aula. Em Cuba e na Coreia do Norte não. Qual dos regimes será mais liberal aos olhos de Pedro Adão e Silva?
Note-se que não estou a desvalorizar o "problema". Pelo contrário, acho que ajudará a distinguir (por exemplo, na blogosfera...) os verdadeiros liberais dos jacobinos. Mas a minha posição é a de Burke e Tocqueville, que viam a essência do liberalismo mais nas liberdades tradicionais dos indivíduos e das comunidades perante o Estado do que na defesa formal da liberdade em abstracto pela lei. Os pais e os professores de uma escola querem o crufixo? Deixe-se o crucifixo. Os de uma outra querem um retrato do Che Guevara? Dê-se-lhes o retrato. Os de uma terceira não querem nada? Nada, então.
Posto isto, também eu tenho algumas perguntas a fazer.
1 - Qual o direito, liberdade ou garantia que os crucifixos ameaçam?
2 - O que pensam Soares e Alegre do assunto?
3 - Porque não dá o Estado português às comunidades o direito de escolherem?
4 - Os partidários da regionalização não querem a descentralização educativa?
5 - Os defensores da autodeterminação dos povos não aceitam a autonomia das escolas?
6 - Os paladinos da liberdade não lutam pela liberdade de ensino?
São estes os "problemas" que me preocupam. Nas presidenciais e fora delas.
6 Comments:
At 7:17 da tarde, el s (pc) said…
Posso responder a algumas das tuas questões:
1 - Qual o direito, liberdade ou garantia que os crucifixos ameaçam?
Ameaçam o direito a um estado laico, a liberdade de religião. Não o crucifixo em si, mas amanhã quando uma comunidade muçulmana pedir que se instalem colunas de som no minarete da sua mesquita para q toda Lx oiça o chamar para a oração com q legitimidade tem de se indignar se defende o crucifixo nas escolas.
2 - O que pensam Soares e Alegre do assunto?
Não Sei.
3 - Porque não dá o Estado português às comunidades o direito de escolherem?
Porque isso implicava a escolha da maioria, as democracias não devem ser a tirania da maioria mas a pretecção da minoria. Imagine que numa escola a comunidade local votava maioritarimanete por por uma cópia do Mein Kampf em exposição permanente ...
4 - Os partidários da regionalização não querem a descentralização educativa?
Não. Eu não quero e sou pela regionalização (somos o país mais atrasado dos 15 e somos o único não regionalizado, somos mais espertos?)
5 - Os defensores da autodeterminação dos povos não aceitam a autonomia das escolas?
Autodeterminação dos povos significa que usem os seus recursos para se auto-sustentarem, as escolas usam os recursos de todos, se querem ser autónomas arranjem os seus recursos (nas privadas por mim até podem ter o Cristo a correr e aos pulos...)
6 - Os paladinos da liberdade não lutam pela liberdade de ensino?
Não. Lutam que o ensino ensine a liberdade e a tolerância, ver em http://blogdelsniper.blogspot.com/2005/11/liberdade.html que lutar pela liberdade todos lutam, depende é do que se tolera.
exemplo: Proibo a escravatura.
Não tolero que haja escravos, mas assim proíbo a existência de ter um escravo, ou seja proibe-se essa liberdade a alguém
At 2:15 da tarde, zazie said…
é, tesn toda a razão e já estava a ficar inquieta que com tanto lobo te esquecias dos cordeiros, ou ao contário...
Mas deixa lá que parece que a ministra já fez um manguito aos sete ateuzinhos laicos, tadinhos... e olha que sete até é um bom quorum para um despacho resolvido em 6 meses...
Mas pronto, devemos ser democráticos e tolerantes e pluralistas e ateístas laicos e tudo o mais e por isso o Cocanha já adoptou a mascote do "ateu desconhecido que trazemos dentro de nós". Espero que o Cavaco quando ganhar tenha em conta este esforço e o proponha como medidada politicamente correcta a colocar por cima do quadro das escolinhas primárias...
beijocas
At 1:02 da manhã, Pedro Picoito said…
Sniper, o crucifixo não põe em causa a liberdade religiosa de ninguém justamente porque não é obrigatório. E convém não confundir o Estado laico (ou seja, neutro em religião) com laicista (ou seja, adversário da religião). O exemplo do Mein Kampf não faz sentido porque a Constituição já interdita a difusão de ideias fascistas: não é preciso uma nova lei para isso. Mas é curioso que equipare os crucifixos ao Mein Kampf, enquanto não diz nada sobre o hipotético retrato do Che Guevara, símbolo de uma ideologia tirânica e responsável pela morte de milhõs de pessoas... Acho que percebi qual é a neutralidade do Estado que tem em mente.
Quanto às escolas e aos "recursos de todos", também defendo que as escolas possam gerar as suas próprias receitas. Mas que tenham igualmente a liberdade de as usar com o mínimo de interferência do Estado. E que aqueles que preferem o ensino privado (por muitas razões, algumas óptimas) não tenham que pagar os impostos correspondentes ao sustento do ensino público. Não é isso a aiutodeterminação, pelo menos como a define?
At 1:03 da manhã, Pedro Picoito said…
Olá Zazie! Já fui ver o Cocanha... dá-lhes!
At 12:47 da tarde, Anónimo said…
Cool blog, interesting information... Keep it UP Kontakt coffee makers 2003 kia sorento 401 k plans.com Card credit processing mp3 players cheeper then 40 dollars Verge 256mb portable mp3 player software Zacky vengeance paris hilton Ipsec voip wlan wavex mp3 player wellbutrin xl300 Pre painted body kits
At 10:52 da tarde, Anónimo said…
Excellent, love it! » »
Enviar um comentário
<< Home