Pulo do Lobo

quinta-feira, janeiro 19, 2006

O Dilema de Sócrates

Perto da recta final, Sócrates entrou na campanha. Pegou nas muletas e apareceu em dois comícios para apoiar Soares.
Sócrates tem um dilema. Não se pode colar demasiado a Soares e à sua provável derrota. Mas tem de fazer tudo para evitar a vitória de Alegre. Isto ajuda a explicar o seu aparecimento, no final campanha, e o tom inflamado dos discursos de alguns dos seus ministros.
Sócrates cumpre o seu dever. Mas sabe que o inimigo não é Cavaco Silva. Cavaco é o adversário que está do outro lado da barricada. O verdadeiro inimigo está bem mais perto: é um PS dividido e revoltado, de que Manuel Alegre é a face mais visível.
Um partido que pode questionar a sua autoridade e as políticas impopulares do seu governo, se o candidato “rebelde” tiver mais votos do que candidato “oficial”.
Este é o cenário mais temível para a direcção do PS: ter de admitir o erro estratégico. Conseguem imaginar Sócrates e os dirigentes do PS, numa segunda volta, a bater no peito e a apelar ao voto em Manuel Alegre?
Suspeito que, no Largo do Rato, se torce para que tudo se decida já este Domingo.

4 Comments:

  • At 7:40 da tarde, Blogger Vitor Correia said…

    O futuro o dirá, mas não creio que Sócrates esteja tão atrapalhado assim. Face ao voluntarismo de Mário Soares, que podia ele fazer? Ficou um bocado 'preso por ter cão, e preso por não ter'...
    Vai de muletas aos comícios, e nem que fosse de maca porque, bem vistas as coisas, Mário Soares é o candidato que o PS apoia...
    Sócrates sabe, melhor que ninguém, que o PS não tem força anímica para se 'revoltar'. Dividir-se até ao infinito, não está fora de cogitação; e quem nos diz a nós que Sócrates não 'trabalha' com esse cenário? O 3º partido de Sharon vai iluminar as ideias de muita gente...
    É capaz de haver umas 'arcabuzadas' mas, mesmo aí, os 'zagalotes' são para dividir com Jorge Coelho...
    E quem parte e reparte, etc...

     
  • At 11:09 da manhã, Blogger DCP said…

    Em cheio!!!

     
  • At 4:51 da tarde, Anonymous golfing equipment said…

    The article is chalk full of negative comments by TaylorMade about the square design. PGA Championship It's tough. But as Daly approaches his 41st birthday, he's determined to respond to his latest year of turbulence with an updated chapter to a career that began with a stunning, storybook triumph at the 1991 PGA Championship. Because these events were not PGA events, the PGA and some in the media still call Tiger's a PGA win streak as if Tiger's play in non-PGA events didn't happen.

     
  • At 7:40 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    This is very interesting site... »

     

Enviar um comentário

<< Home