Pulo do Lobo

sexta-feira, novembro 25, 2005

Mas deve ser uma excelente pessoa

Não creio, como tudo e todos por aí dizem (ou se pressente que estão a dizer apesar de dizerem o contrário), que a silenciosa peregrinação até Belém do professor doutor Aníbal Cavaco Silva venha a ser uma Cerelac de Maçãs. Mesmo no Margens de Erro não se vislumbra cepticismo acentuado perante o cenário de Cavaco ganhar à primeira volta. Apesar de tudo o que o Pedro Magalhães diz sobre a posição relativa das intenções de voto entre Manuel Alegre e Mário Soares, continuo a acreditar (e a desejar) que o combate fundamental de Cavaco Silva, com segunda volta ou sem segunda volta, será com o doutor Mário Soares. Não tenho a mínima e, neste momento (pelo país fora), pandémica condescendência pela actual figura de Manuel Alegre e acho inacreditável, vergonhoso, que os portugueses, mesmo só nas sondagens, estejam a colocá-lo à frente do doutor Mário Soares. Manuel Alegre é uma figura triste, farta, desocupada, que incorpora sozinho todo o conceito de "ultrapassado"; tenho mesmo a arrogância de desprezar o seu discurso em toda a sua inteireza, onde practica o empacotamento denso de palavras grandiloquentes como "liberdade", "portugal", "história", "memória" e, principalmente, "fraternidade". O Portugal de Manuel Alegre ou de quem pretende votar nele é um Portugal que não existe nem que nunca existiu: é um seu pessoalíssimo desejo sonhado, que tratou de criar à sua particular medida, para abastecer a sua autoestima e o seu ego, ainda por cima tudo muito mal rimado. Não se vê por lado nenhum a intenção de colocar esta pequena figura no sitio que merece, que é ao lado de Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa. Viva o doutor Mário Soares.

7 Comments:

  • At 3:04 da tarde, Blogger Sam said…

    Nunca antes o candidato Manuel Alegre me pareceu tão interessante. Na volta.

     
  • At 3:53 da tarde, Blogger tms said…

    De acordo com essa lógica apelo para que vote Soares!

     
  • At 4:20 da tarde, Blogger sara said…

    Viva o Jorge Madeira.

     
  • At 6:25 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Entendo muito bem a intenção deste "post", até por ser verdade que Manuel Alegre nunca fez nada na vida.
    No entanto, penso que é altura de o País mostrar que não suporta mais o Soares e obrigá-lo à humilhação de ficar atrás do Alegre.

     
  • At 7:35 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    O eleitorado natural de direita e de centro direita já fixou o seu voto em Cavaco. Do eleitorado da esquerda e do centro esquerda, muitos têm ainda dúvidas. Em consequência é natural que as sondagens actuais sobrevalorizem a votação em Cavaco e que a distribuição dos indecisos não venha a ser proporcional aos votos já decididos. Portanto, é previsível que Cavaco venha a cair nas sondagens. Mas, se continuar a ocorrer como até aqui, isto é, se a distribuição dos indecisos se continuar a fazer num regime de "três terços" (1 terço para Cavaco, 1 terço para Alegre e 1 terço para Soares), Cavaco ganha à 1ª volta. Porque estamos a falar nos indecisos de esquerda e centro esquerda.

     
  • At 1:11 da manhã, Blogger Arrebenta said…

    Boa análise. Parabéns :-)

     
  • At 5:13 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    What a BIG serendipiditypitiripitiripi!

    I just want to thank you Mister Wood for this illustrative post. You’ve just made my mind become as clear as still water.

    As duvidas como por milagre esfumaram-se no ar.

    Ja' sei em quem vou votar.

    Vou votar Manuel Alegre.

    Grata pela tua capacidade de sintese e por teres brought to me so clear the awareness of who I want to vote in, despeco-me atenciosamente com saudacoes da Caledonia gelada

     

Enviar um comentário

<< Home