Pulo do Lobo

sexta-feira, dezembro 23, 2005

Vigor

Os debates das presidenciais confirmaram, pelo menos, duas coisas: que Soares continua com todo o vigor; e que, de facto, já não está em vigor.

11 Comments:

  • At 11:15 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    RECORDAÇÕES DO "MODERADOR E ÁRBITRO"

    (Texto publicado na "Grande Reportagem" em Abril de 2002)
    O PRESIDENTE QUE GOSTAVA DE JORNALISTAS

    "As presidências abertas foram construídas para dar visibilidade ao dr. Soares e para desgastar Cavaco Silva", diz Estrela Serrano em declarações à GR.
    A hoje directora do departamento de jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social descreve a assustadora homogeneidade com que os repórteres seguiram sem desvios os temas e enquadramentos propostos pelo chefe de Estado nessas campanhas, mesmo quando elas se transformaram num combate indisfarçável ao governo legítimo da nação duas vezes eleito por mais de 50% dos votos.
    O principal garante do respeito pelo escrutínio popular patrocinava assim manifestações e protestos que se desenrolavam a par e passo das suas cerimónias oficiais enquanto presidente da República, com improvisações organizadas e bandeiras negras que emergiam por entre o normalíssimo funcionamento das instituições democráticas e sem ameaça visível no horizonte para além do ruído mediático acerca de uma misteriosa ‘ditadura da maioria’ que ninguém percebia onde é que estava.
    Esta lógica alcançou o auge na peregrinação à volta da Área Metropolitana de Lisboa, entre 30 de Janeiro e 15 de Fevereiro de 1993, um ano e três meses após a segunda maioria absoluta do PSD e num ambiente em que a guerra entre Belém e S. Bento atingia proporções de comédia com a hipótese de dissolução da Assembleia da República.
    Ao longo de duas semanas agricultores, estudantes, moradores, sindicalistas, desempregados, ambientalistas esperavam Soares e este era informado com antecedência da sua presença.
    Os assessores alertavam os jornalistas para não perderem esses momentos, a segurança encarregava-se de lhes abrir passagem até junto do primeiro magistrado da nação e este não iniciava os seus discursos sem estar rodeado dos repórteres. O staff presidencial combinava encontros informais entre o chefe de Estado e os media e se os enviados dos órgãos de comunicação social considerados mais influentes não solicitavam uma conversa privada com o inquilino de Belém eram os assessores que tomavam a iniciativa de a sugerir para se certificarem de que a perspectiva do jornalista não era desfavorável a Soares.
    "A proximidade e o convívio existente entre os jornalistas que acompanhavam o Presidente e os assessores permitiam que estes se apercebessem das reacções dos jornalistas a determinados eventos ou palavras do Presidente e o informassem de que era necessária uma sua intervenção no sentido de um enquadramento favorável, que surgia então como natural", escreve Estrela Serrano.
    Soares começava o dia a ler o Diário de Notícias e o Público e de 24 em 24 horas era informado pelo seu staff da cobertura total que estava a ser feita. À hora dos principais telejornais a caravana parava, mas quando isso não acontecia a equipa do chefe de Estado gravava-os em vídeo para serem vistos à noite de modo a avaliar o impacto dos acontecimentos e se fosse caso disso introduzir correcções de estratégia. "A leitura dos jornais e o facto dos autores das notícias se encontrarem quase permanentemente junto do Presidente e dos assessores facilitava o controle de desvios ao discurso oficial", escreve Estrela Serrano..."

    (nota-Estrela Serrano era assessora de imprensa do presidente Soares)

    crsdovale (Minha Rica Casinha)

     
  • At 1:51 da tarde, Blogger daviduskas said…

    Vocês já reparam que, sempre que os lobinhos ensaiam o humor, saem-se com postas deste calibre?

    Digno de um Fernando Rocha, ou lá como é se chama aquele gajo que fez sucesso num programa de humor inteligentérrimo chamado "Levanta-te e chora!"

     
  • At 3:01 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Cavaco Silva só tem menos 15 anos
    pode dizer-se que ainda é da mesma geraçao de Soares. Mas tem menos energia. Nem mexe

     
  • At 4:05 da tarde, Anonymous cris said…

    Nao tem vergonha de ter um blog só para falar e dizer de Soares? O vosso candidato diz que nao diz mal ninguém.

    Bruxo. Tem uma série de acólitos e programas na tv com montes de pessoas para dizerem mal de Soares por ele.

     
  • At 5:28 da tarde, Anonymous António P. Castro said…

    O Daviduskas, parceiro de blog do Arrebenta, permite-se vir aqui manifestar desdém pelo humor alheio.
    Pelos vistos, não há espelhos lá por casa...

     
  • At 6:29 da tarde, Anonymous Igrejas said…

    a propósito do debate..alguem sabe dizer qual é a Revista Alfa onde Cavaco deu uma entrevista?gostaria de comprar a dita cuja..estranhamente uma gaffe que ninguem viu

     
  • At 7:07 da tarde, Anonymous dedonaferida said…

    Oh daviduskas vê-se logo a tua capacidade de inteligência lendo o que escreves. Não gostas de ouvir as verdades, gostas mais de ouvir o Fernando Rocha. Se calhar vês o prgrama na companhia da tua mulher e das tuas filhas, não é? Fartam-se de rir, é ou não é?
    Olha desejo-te um Bom Natal e que o Novo Ano te traga mais desilusões especialmente a partir de 22 de Janeiro.

    Ah, mais uma coisa, desejo também que te nasça um tomateiro no olho do cú, mas com tomates e tudo, ok?

     
  • At 8:59 da tarde, Anonymous AF said…

    Um conselho: se alguém quiser eleger um brilhante economista para Belém, a escolha é óbvia: vote Francisco Louçã!

     
  • At 6:07 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Não será tanto pelas próximas eleições, no entanto, torna-se necessário denunciar quem é,o que foi e o que fez o sr m.s..
    Não é possivel acreditar que, certas pessoas, consideradas inteligentes e com bom senso, se deixem iludir e permaneçam na ignorância quanto a esse cidadão.
    Torna-se aborrecido porque, ainda por cima, querem (pelo menos tentam) que todos pensem como eles.
    Seja como for, Bom Natal para todos.

     
  • At 5:36 da tarde, Anonymous Anónimo said…

  • At 5:22 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. video editing schools

     

Enviar um comentário

<< Home