Pulo do Lobo

quarta-feira, novembro 09, 2005

As vantagens de saber economia (I)

Cavaco Silva foi acusado de ser economista. Mário Soares não tinha obviamente a intenção do elogio. Para explicar as vantagens de saber economia, vou dar alguns exemplos que ilustram como o domínio dos princípios básicos daquela ciência poderia ajudar Mário Soares a perceber melhor o mundo em que vivemos.
Infelizmente, os comentários económicos de Mário Soares raramente ultrapassam o nível dos manuais do ensino secundário. Devo dizer que só depois de conhecer esses manuais fiquei a perceber a razão por que os meus alunos do primeiro ano de economia me olhavam indignados sempre que eu elogiava as virtudes da economia de mercado. As reacções dos meus alunos do primeiro ano não eram muito diferentes de afirmações conhecidas de Mário Soares.
Quando nas aulas dizia que a economia de mercado foi o sistema económico, em toda a história da humanidade, que proporcionou mais bem-estar ao maior número de pessoas, obtinha a seguinte resposta: e a globalização selvagem que tem criado desigualdades no mundo cada vez maiores e impedido o desenvolvimento de África?
Referências à dinâmica inovadora da economia americana motivavam comentários do género: e a destruição que os americanos provocam no meio ambiente, com as alterações climáticas que daí podem resultar, incluindo os furações?
Se Mário Soares tivesse estudado um pouco mais de economia, perceberia facilmente as vantagens que Portugal pode retirar de estar inserido numa economia aberta e exposta à concorrência internacional. Esse é o nosso mundo.

5 Comments:

  • At 11:49 da tarde, Blogger Tiago Geraldo said…

    Temos que ver a coisa pelo lado positivo ou, numa linguagem económica, as externalidades positivas. Com a igmonínia constante no discurso do dr. Soares contra os economistas qualquer dia não restam economistas de esquerda em solo pátrio. Ninguém gosta de ver lançado ao seu ofício um atestado de menoridade.

     
  • At 12:03 da manhã, Blogger O Reformista said…

    O problema é que o "culto" Soares não faz a mínima ideia do que trata a Economia e como toda ela é uma discussão pela melhor eficiência (mais valor/melhor qualidade de vida) e pela equidade.

     
  • At 7:33 da manhã, Blogger Luís Aguiar-Conraria said…

    Tens razão Fernando
    Uma das vantagens de se saber Economia e perceber as vantagens da Economia de mercado revelou-se, por exemplo, quando Soares era um entusiasta da adesão de Portugal à CEE, enquanto que se tivesse dependido de Cavaco a adesão teria sido adiada...
    São as vantagens de se perceber de Economia e não entrar em politiquices...

     
  • At 6:50 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Cada vez se sabe mais de menos, é assim em todas as ciências, talvez por esse motivo,ainda existam crónicas deste genero, se estamos onde estamos, com todo este progresso deve-se ao velhote, se não fosse um homem de horizontes abertos, muitos de vós ainda estavam no meio do mato e sem qualquer tipo de formação, eram os primitivos do sec XIX.Agora falam de cor, mas quando foi necessário dar a cara e lutar, estavam caladitos e borrados de medo.

     
  • At 6:54 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Falam de cor,teorias, não passam de teorias, e o velhote sabe mais a dormir do que vinte cavacos bem acordados, se não fosse a CEE, muitos de vós ainda eram uns incultos, e viviam no meio do mato, quando foi perciso lutar o vosso idolo estava bem calado com medo, pobres de vós, Dr. da mula russa. Cresçam e apareçam.

     

Enviar um comentário

<< Home